Olá a todos!
Meu nome é Rafael, tenho 23 anos e moro em Teresópolis, Rio de Janeiro. Desde pequeno tive curiosidade sobre tudo relacionado ao mundo da informática, computadores, softwares, etc... Quando garoto (12 anos +/-) comecei a estudar Clipper e foi aí que comecei a entender como é que a "coisa funciona". Hoje, sou professor do curso de Ciência da Computação da FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos, também em Teresópolis) e adoro lecionar. Também tenho outros interesses, tais como artes gráficas (principalmente em 3D), música (um pouco de guitarra e teclado), leitura (apesar de ter lido principalmente livros técnicos da minha área ultimamente, adoro livros com histórias inteligentes e que prendem a atenção do leitor - meio óbvio, né?), praticar esportes (adoro pedalar quando "consigo" - onde moro é muito frio!), namorar (essa é a melhor parte!) e me divertir! Tenho meus problemas, como todos, mas tento superá-los (como todo brasileiro).
Enfim, já falei demais "de mim"... Vamos ao Xoops!
Comecei a experimentar esses sistemas de portais há uns 2 meses. Fiz umas "brincadeiras" (testes) com phpBB (até descobrir que era apenas a parte de fórum), PHP-Nuke, e107, Mambo, ... até conhecer o Xoops! Dos que testei, este pareceu ser o mais estável, simples de configurar e de manter e com um bom suporte pela comunidade (tanto nacional quanto internacional). Em contrapartida (meio que mudando de assunto, mas sem mudar), descobri aquela nova ferramenta 3D do Google (o SketchUp). Como gosto desse mundo 3D, instalei e me interessei! E, como não encontrei nenhuma comunidade brasileira do software, resolvi, então, criar um portal para ele e até agora tudo está funcionando (graças a Deus)! Me inscrevi em algumas comunidades de Xoops para obter mais informações, e também para conseguir módulos em português para o portal. Através do XoopsBR e do Xoops Paraná, conheci o X-Trad. Resolvi me cadastrar e contribuir com o pouco que eu puder, pois eu gosto dessas iniciativas no estilo "software livre", onde muitos contribuem e todos saem felizes (afinal, a própria "vida em sociedade" se baseia nesse conceito).
Bom, é isso. Se alguém quiser visitar o meu portal, o endereço é:
Portal SketchUp Brasil
http://www.sketchupbrasil.com
Abraços a todos,
Rafael