Prezados,
ontem conversei com o Topet e ele autorizou que colocassemos o mastop publish em um pacote nosso... uma '''distro''' [com todas as aspas] X-TRAD do XOOPS.
Falei com ele , nao apenas por considerar otimo o mastop como editor de conteudo, mas por considerar que a dica de colocar o mastop como editor base do xoops eh formidavel.
E a ideia ocorreu com foco no usuario iniciante, como eu era em 2004.
* Apesar de tudo o que ocorreu depois fica dificil esquecer do melponeme e do xoopsbrasil ... para quem começa descomplicar eh o caminho, eu creio.
E o iniciante quer um pacote completo onde ele possa conhecer as funcionalidades do XOOPS para depois (somente depois) sair mexendo.
E o 'pacote basico', a meu ver [e claramente inspirado nos primordios] conteria:
1. um mod de noticias - nao pode ser o gigantesco news nao eh? - que tal o smartsection?
2. um mod de enquetes - o xoopspoll trad? o xoopspoll by giba ?
3. um mod de headlines - o xhld [q nao precisa do xoops_path]
4. um mod de imagens - xcgal? [nao tenho a ultima versao, por favor se alguem tiver por ai depois cola no topico, ok?]
5. um mod de eventos - extcal ?
6. o mastop_publish e mastop_go2 [gerenciador de conteudo estatico e menus]
7. um mod de fórum - o newbb [pensei um tanto ateh sugerir isso: pois obviamente irao com ele o frameworks dele e o class/xoopsedition - mas eh exatamente por conta da modificaçao [com o mastop] que acho q ele seja indicadissimo]**
8. um gerenciador de blocos - q tal o blocksadmin velho de guerra?
9. um mod de links - o mylinks
10. um mod de downloads - q tal o my downloads mesmo? ou o wfdownloads.
e... last but not least
11. dois temas alternativos [gnu/gpl] um tico melhores q o default velho de guerra. ***
O principio desta 'distro' [aspas, por favor] seria servir como distribuição de 'entrada' no mundo XOOPS. Nos meus percalços pelo mundo Linux lembro sempre do Ubuntu: Linux for Humans...
Depois do usuario 'fisgado' ...
Passo 2 - Fazer uma ''''distro'''' X-TRAD Avançada - com os mods do gijoe, incluindo o 'enevoado' altsys e etc.
Aguardo os comentários, sugestões, tomates voadores etc

Beduino
** falando sobre fóruns: como administro o
Comunidade vBulletin Brasil vejo a quantidade de novos usuarios que, ao fim e ao cabo, procuram fóruns como pilares de suas futuras comunidades. Claro que a maioria quer montar [ou acha q isso eh que há de melhor, foruns warez ou de seXXXO... mas isso eh de cada um]. Mas a grande maioria começa pelo forum e ai começa a procurar ... um portal, pag de eventos e etc. No sentido de ter funcionalidades semelhantes ao vB, Ipb, wbb etc o Newbb/CBB eh o que mais se aproxima, sem duvida. Vale lembrar que o joomla nao tem mod nativo assim [o joomlaboard eh fraquissimo] e todos acabam usando o - otimo - SMF.
*** umas frescurinhas podiam ser mexidas - como o set de smilies da instalação [nao parece ser muito dificil alteral - nao lembro qual eh - o install.php e mudar os smilies] e os icones basicos.
**** fazer um mini tuto com a explicação do xoops_trutst_path [do fbs777 no XT - Deixando creditos e link pro XT e empacotar o indispensavel protector.