Bom dia/tarde/noite a todos, para quem não me conhece (99%) mas usam ou usaram algo q teve bytes meus (não sei qnt mas muitos %) eu sou Fábio Egas aka fabioegas ou Fabio Egas qnd colocam por mim os creditos no que faço.
Sou se não o pai biológico, a mãe da famigerada versão 2.0.18.
Vou começar com era uma vez...,
Desculpe mas preciso voltar no tempo para entendermos o contexto todo.
Fui sócio da Mastop do seu nascimento até 10 fevereiro de 2007 quando então separamos a sociedade e o Fernando aka topet05 ficou com a Mastop e nasceu a Egas Digital.
Nos primeiros meses eu precisava de um Xoops mas facil de usar na administração porque todos os clientes reclamavam da dificuldade de acessar alguma informação na admin principalmente pelos mouseover dos modulos q apareciam onde queria.
Então comecei a fazer a minha, repito minha versão e de codinome LongHorn (ops este não pode tem má lembranças, rs) Xoops by Egas.
Quando me deparei com a versão Ariba, Mexicana onde fiquei encantado com a admin mas ainda senti q era muito grande os icones enfim alguns ajustes então baixei a versão 2.0.16 XME (repare q eles também nomearam com um número do Xoops mas diferente mente da nossa, eles foram sensatos de colocar um numero já existente para saber de onde se basearam).
Fui fazendo uma renca de alterações estruturais de kernel enfim coisas q sentia falta e que já havia percebido que o ORG estava pouco se lixando pro Xoops. Tudo que fiz não documentei, não comentei pois a finalidade era usar comercialmente para meus clientes.
Então um belo dia discutindo com o Giba falei que tava nem ai pros admins do org, eles ficam brigando lá para ver quem ganha no par ou impar enquanto o xoops fica a deriva e mostrei o demo.fabioegas.com.br onde eu deixava a versao para testes.
Então ele elogiou comentou da vontade de se criar a versão brasileira enfim eu zipei e enviei o demo
Depois não me lembro quem acho que o Rplima ou EyeKeeper pegou ela e colocou novas funções q ele tmb havia feito e então fizeram o x2016 para discutirmos o q fazer como e quando. Neste momento dei Adeus ao Xoops by Egas e para mim estava nascendo o Xoops by XT.
Foram entao alguns meses de faz isto e aquilo e então ualá nasceu em 7/7/7 a nossa versão não bichada Izzy por favor respeite minha cria, rs.
Não garanto que ela não tenha falha de segurança, pois só programo em php a 2 anos então não tenho tanta experiência assim mas garanto que nenhum arquivo malicioso esta la dentro salvo se veio do XME coisa que duvido.
Neste período foi colocado no SF para todos fazerem download então não sei de quem foi a falha mas invadiram la e detonaram tudo. E começa ai a novela. Parece que depois disto qnd tudo foi recuperado ficou um arquivo bobo lá dentro dando sopa.
Então surge a versão bichada que desculpe Izzy vou renomear sua má colocação, no meu ponto de vista, para DISTRIBUIÇÃO BICHADA, ai eu concordo. O mesmo ocorreria se algum camelô vendesse o Windows XP ou VISTA com um virus la dentro é a versão do windows bichada ou a distribuição? Então desculpe corrigir mas não quero mais popularidade negativa para minha versão sem méritos.
Depois disto começa o drama, a versão ganha o nome que sempre discordei mas não sabia até instalar pela primeira vez de 2.0.18, realmente como o Giba mesmo assumiu a falha então problema semi contornado pois tenho certeza que grande parte dos problemas dos brasileiros no xoops org foi por esta falta, se eu fosse eles me sentiria traido e passado por cima.
Enfim, a versão que considero Xoops by XT eh boa?
No meu ponto de vista sim, é 100% compativel com o Xoops 2.0.x, e tem uma renca de coisas legais tais como:
- Nova interface administrativa, mais intuitiva mas agil. Powered by me
- Correção do bug que vem no xoops a milianos que qnd alguem tem direito administrativo parcial ele ve no system tudo mas ao clicar recebe o aviso q não tem permissão, eu implementei para que nem apareça se não tiver direitos. Powered by me
- Icones administrativos mais bunitunhus Powered by me
- Nova area administrativa onde pode-se alterar o xml do rss da admin, inserir o codigo do google analytcs idependente do tema, alterar o ropade da admin. Powered by me
- Definir o logotipo da administração para não ser sempre o mesmo, Powered by me
- Proteção dos emails com GD, converte os emails que aparecem no site para uma imagem que pode ser personalizada na admin, como cor, cor da sombra tamanho da fonte, qual fonte o gd vai reenderizar a imagem, deslocamento x e y da sombra, Powered by me e Rplima ou EyeKeeper eu acho.
- Criação de blocos em novas posições fora as conhecidas Powered by não sei ao exato axo q rplima ou eyekeeper
- Novos atalhos direto na admin para configurações gerais por exemplo, e outras coisas que como disse antes não lembro pq fui fazendo assim q obtia a inspiração o Holly Spirit, rs
Em suma minha participação ativa na versão acabou qnd ela nasceu, pois depois disto pouco acresci e o q fiz esta em meu hd e não sei como e o que vou liberar ainda, pois muitas coisas me chatearam, entre elas a má reputação que ela teve que chegou a ser chamada de Xoomla entre outras, o caminho q ela seguiu e como co-autor fiquei de fora e o total anonimato que obtive com esta contribuição.
Já percebi uma coisa, quem mais dançou e dança nesta estoria toda não foi eu, nem o Izzy, nem o Giba, nem o topet05 nem o hacker, foi a comunidade XT que está a deriva a quase um mes com desculpe pagina em "Restruturação" ou seria "ReEstruturação".
A comunidade que sempre me preocupei em primeiro lugar, que dos poucos posts que faço no xt cerca de 300, eram sempre faz assim faz assado, etc e nunca foi perguntando algo e sim respondendo então se pudesse elevar o status destes 300 valeriam por 600 axo eu. Sofri uma palhaçada pela CONISLI onde iria dar palestra de tema xoops mas até agora não pude explicar para todos pq XT fora do ar. E não entro em outras comunidades pq a conta de luz vem em primeiro lugar. E se o xt dependesse só de mim para respostas estaria frito, pois nao sei tudo e nao tenho tempo sempre de ajudar la mas sempre q posso o faço.
Estou postando aqui devido a indignação que meu filho sofreu, que apesar de ter feito de bom agrado recebo pedradas, gente isto eh open source e não force source então não gosta não quer DEL e usa qqr outra coisa mas não desdenhem trabalho alheio pois um dia eh da caça.
E ainda por cima que incentivo eh este para o código aberto? Fazer algo para ser humilhado?
Conheço cada módulo meia boca no xoops que não foi tão humilhado quanto a minha versão que da de mil a zero nestes modulos meia boca, então algo me fez questionar é a minha versão que esta sendo humilhada ou são as discussões de membros que está sobrando para a minha versão? Estou repessando seriamente como vou agir daqui pra frente, se vou colocar o q faço em alguma comunidade ou apenas no meu site. Se vou vestir a camisa de alguma comunidade ou não pq até agora não houve nada de produtivo.
Reiterando não estou aqui para brigar com ninguem apenas para defender e esclarecer as confusões sobre meu filho querido, rs
Bom dia a todos, como eu disse antes eu não tenho tempo pra ficar passeando muito pelos foruns então pode ser que eu demore a voltar aqui se quiserem me contatar fabioegas [ at ] hotmail.com este é meu msn mas usem com moderação, rs