|
Novato
Postagens: 5
|
Diga o que quiser, mas é FORK sim...
Antes de mais nada, não vejo motivos para ter medo da palavra "FORK".
Particularmente eu acho que o Fork é a melhor solução para um sistema que é bom, mas tem evolução lenta e/ou burocrática.
Pergunta: Como fazer para saber se minha "Distro" é Fork?
Resposta: Você alterou/adicionou uma vírgula sequer, que não seja dentro da pasta "modules" ou "themes"?
Se não, é "Distro".
Se sim, é Fork.
O Xoops é um CMS que te permite colocar quantos módulos e temas quiser. Mas se você pega o xoops 2.0.17 e altera um simples template do módulo system, você não está criando um novo módulo ou tema, você está alterando o Core do sistema (logo, as pessoas não poderão usufruir do seu trabalho apenas baixando a última versão estável no site do projeto).
XoopsFacil é Distro.
Xoops XT-XM é Fork.
E isso é fato, não é opinião não.
Não importa se é compatível ou não! Porque quando se desenvolve algo "em prol" do projeto original, você pega suas alterações e SUGERE aos desenvolvedores do projeto, que têm o trabalho de ANALISAR e aprovar (ou não) o seu trabalho, para que o aprovado seja inserido em qualquer versão futura (eles podem por exemplo achar que suas alterações foram boas, mas não serão implementadas na próxima versão, para dar tempo de TESTAR primeiro).
Quando se desenvolve algo, cria site e comunidade, coloca para download com roadmap e o escambau, é Fork.
Essa mania de querer chamar de "Distro", de "Versão", etc só serve para confundir os usuários novatos, que ficam perdidos quando precisam decidir qual sistema usar / confiar.
"O termo Fork é particularmente usado no software livre ou de código aberto, quando uma divisão ocorre por causa de diferentes objetivos ou brigas de personalidade. Alguns vêem os forks como uma fraqueza no software livre, mas outros acreditam que eles demonstram a adaptabilidade do modelo. A relação entre os times pode ser cordial ou muito dura (ver xMule e seu fork aMule)."
- Fonte: Fork - Wikipédia
Eu acho a idéia do XT-XM muito boa! O negócio é bonito e parece que funciona (mas deixando claro que nunca testei, só vi funcionando).
Mas a verdade é que será XOOPS quando estiver no Core do XOOPS, até lá, sugiro inventar um codinome ou qualquer coisa que não confunda os usuários que querem saber mais de XOOPS, e conhecer XOOPS.
Dizer que XT-XM é Xoops, além de confundir, compromete a imagem do próprio Xoops, principalmente depois das últimas "traquinagens" com este projeto.
Minha opinião profissional (a opinião pessoal envolve minha amizade com o Fábio, então...) : Eu confio no Xoops e em seus desenvolvedores, mas não confio no XT-XM hoje, mas esperarei até um lançamento oficial responsável (com a crise de identidade resolvida ) para testar e PRESSIONAR (analisar a segurança).
Abraços!
Última edição por topet05; 05-12-2007 às 12:21 PM.
|