Prezado,
Antes de mais nada quero agradecer a análise criteriosa e minuciosa - muito boa! - que soh farah nosso projeto ficar melhor [ênfase no nosso]
Fico sempre esperando que alguem dê algum reply antes de eu responder alguma coisa - pois fica parecendo (e não é) - resposta/justificativa. Mas vamos lá, com uma observação preliminar:
A ideia deste .com era deixar [quase] exatamente a instalação que o usuario vai ter apos baixar e instalar o pacote e seus módulos.
- assim o menu fica daquele jeito meio exotico mesmo

[pode-se mudar é claro]
* o futuro xoopsfacil.net vai se um site para o usuario mexer apos a instalaçao - com acesso inclusive à admin de modulos - e cronjob [acho] de 4 / 4 horas.
- a questao dos menus e logos entao está dentro desse contexto. [o que, repito, pode ser alterado]
- talvez um bloco grande de aviso dessas questoes seja interessante ... à avaliação geral.
A questao dos smilies eh complicada - se é que smilies podem ser complicados ... agora eu reli o q estava escrevendo

- nesta historia de fundo claro / fundo escuro.
Pelo q tenho visto 'pelaí' tem gente q tem o mesmo set de smilies para fundo claro e escuro. O set q estah lah foi cedido pelo Santai do
GFXstyles . De novo sua observaçao é pertinente!
Talvez seja interessante no bloco de avisos montar um link para um set de smilies para fundo escuro e/ou mesmo para o usuario re-copiar o original XOOPS. Acho q as instruçoes tem q ser realmente mais claras e as opções colocadas.
Depois comento o resto do excelente post!
Abraços
Beduino