Olá Pessoal!
Hare Krishna!
Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela demora em responder. Eu fui um dos que pediram por maiores facilidades para os usuários leigos, e quando vem uma iniciativa destas, estou todo enrolado com outros compromissos e não dou retorno.

Me desculpem.
Segundamente, peço desculpas também por não ter palavras suficientes e adequadas para expressar o tanto que fiquei surpreso e satisfeito com esse novo aperfeiçoamento.
Sabia que muitos pequenos detalhes poderiam ser melhorados, mas ficava imaginando o trabalho que daria e o tempo que levaria param serem concretizados. E chega Beduino, de mansinho, sem alarde, faz todo o trabalho (não pouco, diga-se de passagem) e nos dá esse presente. Puxa...
Agora minhas primeiras considerações (é preciso levar em conta que ainda sou bastante leigo em Xoops, php, myadmin, etc., e mesmo que tenha alguma noção geral de algum ponto, tentarei ver e comentar com olhos de principiante total):
1- Embora já tenha ouvido, várias vezes, a respeito de apache, sql, localhost, e essas siglas realmente sejam repletas de significados, eu não entendo muito da coisa. Assim, foi com certo descrédito que li a notícia do lançamento do Xu. Parecia coisa boa (da turma do X-Trad sempre se pode esperar o melhor), mas eu teria que, aos trancos e barrancos, descobrir como configurar o apache, criar o bd no mysql, etc. e etc. E no final isso me permiriria ver como ficaria o meu site na Internet, caso eu conseguisse, na sequência, desvendar como, de alguma maneira, eu poderia passá-lo para meu provedor e configurar tudo de novo, para que funcionasse lá

.
2- Para complicar um pouco mais a novela, o arquivo não estava no X-Trad, mas no 4Shared, que eu não posso, por motivos técnicos, acessar facilmente. Teria que ir a uma lanhouse para baixar no pendrive, depois passar para meu computador, e ver o que encontraria. Mas Beduíno, com a melhor das intenções, havia se esforçado bastante para montar o tal do Xu para o benefício de pessoas como eu, e merecia uma resposta rápida.
3- Após passar por um sem número de obstáculos (calma, a novela tá chegando ao fim), finalmente consegui passar o pacote para o computador lá de casa. Minha primeira dúvida foi "Em qual arquivo eu clico primeiro?". Aí lembrei que que havia um "manual de instalação" com ilustrações e tudo mais (santo Bedu!) que eu, por segurança, também havia copiado:
Citação:
|
* depois de descompactar eh soh clicar no server_start.bat ...
|
4- Ao clicar, apareceu uma janela para que eu indicasse a letra do drive. A caixa de texto já trazia "W:\" (ou algo assim). Aí veio a dúvida: o programa está pedindo para indicar o drive e pasta que vou usar? Tipo: "C:\XUProject\"? Ou o quê? De alguma forma, resistí à tentação de alterar isso, e rapidamente, como quem tem medo de acabar voltando atrás, dei "ok". Mas já imaginando que seria uma longa jornada, cheia de "dúvidas cruéis" como essa.
5- Aí apareceu esta tela:
Confesso que os links não me disseram, de imadiato, nada. Eu sei, eu sei, é uma vergonha. Mas realmente, nada de "chamava" a "clicar" e "seguir adiante". Aí recorri novamente o bendito "manual" (foi realmente uma mão-na-roda) e encontrei:
Citação:
|
E o segundo link ... onde tem o 'clique aqui' para o XOOPS pre-instalado
|
Devia ser este. Torcendo... Vamos lá...
6- Para minha grande surpresa, apareceu imediatamente a página do XoopsFácil!!!? E já totalmente preenchido e funcional! Nada de páginas de configuração. Nada de opções misteriosas. Nada de links com nomes "estrambólicos". Simplesmente lá estava um site já pronto para usar, "todo meu", e já com conteúdo de exemplo. Eu parecia uma criança que acabou de ganhar um vídeo game novo: olhava para a tela admirado, intrigado e agradecido...

...

...
7- Mas seria verdade mesmo?! O Xoops estaria realmente instalado em um servidor instalado em meu próprio computador? Nunca realmente consegui entender como funcionaria isso na prática. Precisava comprovar. Fuçando a esmo pelos links do Xu (enquanto a esposa, recebendo as visitas na sala, me chama insistentemente: -Vem cá, querido!... -Vá vou, já vou...) encontrei um tal de Apanel (ahá! agora entendi: para o administrador do servidor é Apanel; deve haver um Bpanel e para os administradores dos sites é Cpanel... hahaha

) e, de alguma forma, cheguei ao phpMyAdmim [esse aí um teritório mais conhecido, mas ainda assim, para usuários não tão novatos assim]. Localizei a tabela do Xoops (claro, era a única com nome "xoops"!) e encontrei a relação de tabelas do Xoops e dos módulos. Cliquei em uma tabela, em "brouse", e lá estava o conteúdo do smartsection. Alterei o conteúdo do artigo (um "X" no início do nome e do texto em latim do artigo) e corri para o site. Acessei a página e lá estava a alteração aceita. Realmente, eu tinha um servidor em minha máquina, e poderia testar tudo no famoso "localhost", e depois passar para meu provedor, como fazem os "profissionais". "Yes"!!!
8- Fechei tudo, removi o pendrive e entreguei o comando ao afilhado, que impacientemente esperava para jogar no computador. "-Querida, tô indo... Olá pessoal, tudo bem... Desculpa a demora... blablabla..."
Não percam, no próximo post, a continuação das aventuras de Gopala na Terra do Localhost...
Um abraço,
Seu amigo (extremamente agradecido),
Gopala Dasa