|
Webmaster
Postagens: 2,084
|
construindo a lista a fazer
Opa,
[vou comentando ao longo dos dois posts.]
Desde já agradeço ao Gopala as palavras sempre generosas, os posts engraçadissimos [posso move-los depois para a area aberta de 'historico' do XU ? ] , e vou recortando para tentar faze-los uma especie de guia a fazer.
Citação:
Postado Originalmente por gopala
1- Embora já tenha ouvido, várias vezes, a respeito de apache, sql, localhost, e essas siglas realmente sejam repletas de significados, eu não entendo muito da coisa. Assim, foi com certo descrédito que li a notícia do lançamento do Xu. Parecia coisa boa (da turma do X-Trad sempre se pode esperar o melhor), mas eu teria que, aos trancos e barrancos, descobrir como configurar o apache, criar o bd no mysql, etc. e etc. E no final isso me permiriria ver como ficaria o meu site na Internet, caso eu conseguisse, na sequência, desvendar como, de alguma maneira, eu poderia passá-lo para meu provedor e configurar tudo de novo, para que funcionasse lá  .
|
Comentário:
Talvez seja interessante explicar um pouco - em um readme especifico - o que é um pacote WAMP. Pelo menos o link com o wikipedia ...
Citação:
|
2- Para complicar um pouco mais a novela, o arquivo não estava no X-Trad, mas no 4Shared, que eu não posso, por motivos técnicos, acessar facilmente. Teria que ir a uma lanhouse para baixar no pendrive, depois passar para meu computador, e ver o que encontraria. Mas Beduíno, com a melhor das intenções, havia se esforçado bastante para montar o tal do Xu para o benefício de pessoas como eu, e merecia uma resposta rápida.
|
OK. Anotado. Versao beta2 já estarah no SourceForge.
Citação:
|
3- Após passar por um sem número de obstáculos (calma, a novela tá chegando ao fim), finalmente consegui passar o pacote para o computador lá de casa. Minha primeira dúvida foi "Em qual arquivo eu clico primeiro?". Aí lembrei que que havia um "manual de instalação" com ilustrações e tudo mais (santo Bedu!) que eu, por segurança, também havia copiado:
|
Certo: dai a importancia do readme / leiame [se bem q pouca gente lê ...]
Vou tentar mudar o server_start. [afinal é um arquivo .bat]
A fazer:
- Fazer uma pagina [ou explicar na pagina do projeto] um 'Que treco eh esse'
- Criar um readme e um leiame especifico com intruções detalhadas
- Upload para o SF [no minimo]
- Trocar o server_starter por outro nome ...
Citação:
|
4- Ao clicar, apareceu uma janela para que eu indicasse a letra do drive. A caixa de texto já trazia "W:" (ou algo assim). Aí veio a dúvida: o programa está pedindo para indicar o drive e pasta que vou usar? Tipo: "C:XUProject"? Ou o quê? De alguma forma, resistí à tentação de alterar isso, e rapidamente, como quem tem medo de acabar voltando atrás, dei "ok". Mas já imaginando que seria uma longa jornada, cheia de "dúvidas cruéis" como essa.
|
Essa nao é tao facil - uma das principais vantagens do Uniform server sobre outros pacotes WAMP é exatamente a flexibilidade para vc instalar em uma rede - por exemplo - com trocentos discos. Lah no trabalho, por exemplo, já existe um disco 'W': se vc olhar no .bat a instalação se encontra um disco W pede para vc escolher a letra do disco a ser usado.
O que para o XU PROJECT é muito ruim .... pois se voce mudar a letra a instalação do XFACIL nao vai funcionar ... lembra que o mainfile é w:// etc?
Acho q resolver reforçando o readme / leiame
==
A fazer:
- Explicar a funcionalidade da escolha do 'w' e o que acontece se a gente escolher outra letra...
==
Citação:
5- Aí apareceu esta tela:
Confesso que os links não me disseram, de imadiato, nada. Eu sei, eu sei, é uma vergonha. Mas realmente, nada de "chamava" a "clicar" e "seguir adiante". Aí recorri novamente o bendito "manual" (foi realmente uma mão-na-roda) e encontrei:
Devia ser este. Torcendo... Vamos lá...
|
Ok - tem q fazer um link para o xoopsfacil mais em destaque.
==
A fazer:
- Explicar a funcionalidade da escolha do 'w' e o que acontece se a gente escolher outra letra...
- Trocar na 'homepage' o link para a instalação do XOOPS para ficar mais visivel e intuitivo
==
Citação:
7- Mas seria verdade mesmo?! O Xoops estaria realmente instalado em um servidor instalado em meu próprio computador? Nunca realmente consegui entender como funcionaria isso na prática. Precisava comprovar. Fuçando a esmo pelos links do Xu (enquanto a esposa, recebendo as visitas na sala, me chama insistentemente: -Vem cá, querido!... -Vá vou, já vou...) encontrei um tal de Apanel (ahá! agora entendi: para o administrador do servidor é Apanel; deve haver um Bpanel e para os administradores dos sites é Cpanel... hahaha ) e, de alguma forma, cheguei ao phpMyAdmim [esse aí um teritório mais conhecido, mas ainda assim, para usuários não tão novatos assim]. Localizei a tabela do Xoops (claro, era a única com nome "xoops"!) e encontrei a relação de tabelas do Xoops e dos módulos. Cliquei em uma tabela, em "brouse", e lá estava o conteúdo do smartsection. Alterei o conteúdo do artigo (um "X" no início do nome e do texto em latim do artigo) e corri para o site. Acessei a página e lá estava a alteração aceita. Realmente, eu tinha um servidor em minha máquina, e poderia testar tudo no famoso "localhost", e depois passar para meu provedor, como fazem os "profissionais". "Yes"!!!
|
OK
== cumulativo ==
A fazer:
- Trocar na 'homepage' o link para a instalação do XOOPS para ficar mais visivel e intuitivo
- Trocar na homepage o link para o admin panel [maior destaque]
==
Vou editar e responder, em seguida, ao segundo post da viagem do Gopala ao mundo do Localhost
Continuando ...
Citação:
Postado Originalmente por gopala
Olá Pessoal,
Porém ele ponderava que, ainda que Localhost fosse um lugar bastante aprazível e cheio de "tesouros" maravilhosos, era semelhante a uma "ilha" (seu computador pessoal), e tudo aquilo que ele lá encontrara, para ser útil, deveria ser levado ao "continente", o mundo "virtual" de "Internet". Lá, em Internet, Gopala residia em um "Porto Seguro" chamado "Provedor" (também conhecido como "Host"), e tudo deveria ser levado para seu "Site", seu lugar específico de residência em Provedor.
Raciocinando ainda melhor, se, por definição, Localhost era um lugar para testes locais de módulos, hacks e traduções (antes da transferência para o Host de Internet), seria interessante, primeiro, passar tudo que havia em Host para Localhost. Em outras palavras, ele "moraria" em Localhost, faria seus "desenvolvimentos e teste" lá, e estando tudo ok, transportaria o resultado para o "porto" de Host, de onde finalmente tudo seria distribuído para o mundo de Internet. Seria algo mais ou menos assim.
|
Isso é muito interessante - fazer o tutorial de COMO depois de fazer uma instalaçao em localhost é a melhor forma de atualizar/construir seu site no servidor web. Vamos marcar como futuro proximo ok?
Citação:
|
O que fazer (se possível fosse) para tornar a viagem à Localhost ainda mais rápida, confortável e tranqüila?
|
Beleza. Obrigado pelo amigo ...
Citação:
Gopala, então, começou a repassar as dificuldades que encontrara ao longo do caminho:
1- Primeiro, o arquivo a ser baixado era um bocado grande (cerca de 13 MB). Embora houvesse um sem número de funções disponíveis, qual seria o ponto principal? O que poderia ser, a princípio, descartado, para tornar o sistema mais "magro"?
a) Gopala se lembrava de ter visto às pressas ("nas carreiras", como se diz no Nordeste) uma listagem de comandos sql executados pelo sistema, contendo o conteúdo das futuras tabelas xoops. E acreditava que isso (e o que fosse necessário para as instruções serem executadas) era necessário manter.
b) Ele também se recordava de ter visto alguma função de auxílio à transferência para outro host. Esta função também era extremamente essencial (seria o principal alvo de uma futura incursão de Gopala no sistema recém "descoberto").
c) Poderia haver algum link apontando para um sistema mais completo, caso o usuário precisasse do phpMyAdmin, Apanel e outras funções mais.
|
Bom ... uma observação geral: como já deve ter ficado mais ou menos claro [rs] sou extremamente conservador para alterar trabalhos de outros. A licença do Uniform Server é opensource [uma variante da GNU, se lembro bem] mas eu realmente nao gostaria de alterar o pacote em si. E ele já é um dos pacotes mais 'magros' WAMP que eu já vi.... Ou tvz me falte competencia para fazer as cirurgias necessárias ... vamos deixar essa na fila de espera?
Citação:
2- Após descompactar o pacote, Gopala ficara confuso sobre que arquivo acionar. Para evitar isso, ele pensava:
a) Talvez fosse possível disponibilizar o arquivo como ".exe".
b) Caso não fosse possível o ".exe", talvez fosse possível deixar apenas um arquivo acionável na pasta principal, e remover os demais para outra subpasta.
c) Se mesmo essa segunda alternativa não fosse possível, talvez se pudesse renomear o "server_start.bat" como "instal.bat". Já ajudaria na hora da decisão.
|
OK - vou criar outro bat e explicitar no readme.
== A FAZER ==
A fazer:
- Trocar o server_starter por outro nome ... * abaixo
- * criar o install.bat ou instalar.bat
==
Citação:
3- Junto com o arquivo executável (seja ".exe", seja ".bat"), poderiam ser disponibilizados outros dois arquivos:
a) Um "help.html" com as instruções de instalação e uso, imagens, etc.
b) Um "readme.txt", com as explicações iniciais do que é o sistema, seu propósito, site do desenvolvedor, suporte e download.
|
Excelente sugestão agregada a lista a fazer.
Citação:
4- Durante a instalação inicial, se possível, deveria ser evitado que o usuário tivesse que optar por "W" ou qualquer outra letra para o drive virtual (nesse momento de poucas informações, muitas vezes a última coisa que um usuário inexperiente quer é ter que tomar decisões):
a) Se não fosse possível padronizar o "W" como letra para o drive virtual, o sistema poderia efetuar uma busca, em ordem decrescente, pelas letras disponíveis, até encontrar uma não utilizada. Ao final da instalação, informaria: "Seu Localhost está instalado no drive virtual ... ("W", "V", "T", ou o que for).
c) Se não fosse possível adotar as alternativas acima, talvez se pudesse esclarecer mais a necessidade e o porquê da consulta. Por exemplo:
|
Já foi para a lista ... o readme. Para alterar mais teria que descompilar o arquivo .exe deles para mudar outra coisa.
[quote]
5- Após a instalação, a tela inicial poderia ser assim:
Citação:
"Parabéns! Seu XoopsFácil já está instalado em seu computador pessoal, e pode ser acessado clicando no botão abaixo. Faça a personalização que achar necessária (logotipo, título, textos, imagens, etc.) e transfira-o para o seu provedor na Internet."
Ir para o XoopsFácil [botão]
Ajuda para personalização do XoopsFacil:
Como alterar o logo de meus temas (link)
Como alterar os links dos menus e botões de meus temas (links)
Como instalar e remover módulos (link)
Como inserir e remover conteúdo (textos, imagens, etc.) (link)
Como transferir o site para meu provedor na Internet (link)
Onde encontro sites de suporte on-line (link)
Sobre o Xu e XF (link)
|
Excelente sugestão: a questão é que teremos que fazer todos esses links efetivamente mandarem para páginas com todos esses tutoriais ... o q nao temos ainda.
Mas creio q voce está certissimo: temos que construir sim. O primeiro e o ultimo link vamos criar um menu soh pra isso - to entendendo que sera naquela tela roxa mesmo [entrada] nao eh?
== A FAZER ==
A fazer:
- Trocar na 'homepage' o link para a instalação do XOOPSFacil para ficar mais visivel e intuitivo - e fazer um link para o XU/XF
==
Citação:
6- Embora Gopala entendesse o desejo do pessoal do X-Trad de não alterar muito o material que compunha o XoopFacil, ele acreditava que algo deveria ser feito em relação aos temas. Links quebrados em um sistema "pronto para usar" poderiam não cair muito bem para os usuários novatos. Mas o que fazer? Essa questão estava difícil. Após "matutar" um pouco com seus neurônios, Gopala chegou às seguintes alternativas:
a) Um pequeno hack em cada link problemático, que detectaria se o módulo estava ou não instalado, e em caso afirmativo, exibiria o link. Essa parecia a solução ideal, mas exigia conhecimentos técnicos mais especializados. Além de causar uma possível quebra do layout original do tema.
b) Simplesmente comentar as linhas com os links inativos, permitindo, dessa forma, uma fácil reativação pelo usuário. O como fazer isso, seria documentado na Ajuda do sistema. O problema desta solução também está na possível "quebra" do layout do tema.
c) Um ou mais redirecionadores: um módulo que receberia a requisição da página inexistente e redirecionaria para outra equivalente. O problema é que só funcionaria para casos como, por exemplo, redirecionar "news" para "smartsection". Mas era algo a se avaliar.
d) Aproveitar que de qualquer forma mesmo os arquivos originais seriam renomeados e mantidos nos mesmo locais, e efetivamente fazer as adaptações necessárias de layout e links. Seria a solução mais radical, mas bastante compreensível para os desenvolvedores originais, dadas as circunstâncias e propósitos do Xf e Xu.
|
Pelo que entendi - a sugestao para o XFACIL no XU é ajustar os temas nao é? Faze-los todos linkaveis efetivamente.
OK entao.
== A FAZER ==
A fazer:
- no XFACIL do XU PROJECT - ajustar os temas para todos os links serem funcionais
==
Citação:
|
Muito bem! Gopala não sabia exatamente quando e em que circunstâncias voltaria a Localhost, mas já tinha algo para sugerir, e dessa forma colaborar, com o belo sistema Xu/Xf de Beduíno. Armado como seu calhamaço de idéias e sugestões, lá foi Gopala Dasa postar novamente no X-Trad...
|
Eu espero que volte muitas vezes ! Afinal todo o trabalho coletivo vale a pena!
Abraços
Beduino
"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me."
"O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás"
Última edição por beduino; 19-01-2008 às 12:24 PM.
Motivo: colocando o q escrevi em azul
|