Esta é a discussão em Por que me envolver em um projeto Open Source parte do fórum Botequim X-TRAD que integra a categoria Porta de Saída. Participe sempre de nossos debates e traduções.
|
|||||||
| Wiki | Registrar | FAQ | Membros | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos | Especiais! |
|
|
#1 (permalink) |
|
X-TRAD
![]() |
Por que me envolver em um projeto Open Source?
Depoimento de Franklin Samir -Engenheiro de Sistemas na HP Computadores. Quem me conhece ou já assitiu alguma de minhas palestras deve lembrar de algumas palavras de incentivo aos projetos Open Source. Os benefícios mais conhecidos do Open Source todos já conhecem, é grátis, seguro, customizável e contribui com a diminuição do monopólio no mercado de software. No entanto o que poucos conhecem são os benefícios por trás de uma comunidade Open Source. Dentro do ambiente Open Source você adquire conhecimento com qualidade e mais rápido do que em qualquer livro ou curso, adquire amigos e também adquire experiência de novos projetos. Possuir experiência de ter passado por diversos projetos é indispensável para qualquer Engenheiro ou Arquiteto de Software e aspirantes à estes cargos. Participe de de um projeto Open Source e engorde seu currículo. Uma maneira simples de começar é depurar o código de algum framework que você já utiliza. Investigue sem compromisso a forma como funcionam as ferramentas que você já utiliza. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) | |
|
Webmaster
![]() Registrado em: Dec 2005
Entradas no Blog: 2
Agradecimentos: 69
Agradecido 55 vez em 34 Posts
Reputação: 10 ![]() ![]() ![]() |
Pois entao ... uma boa msg.
Em particular ... Citação:
Abraços b.
"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me." "O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás" ![]() ![]() |
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | |
|
Experiente
![]() Registrado em: May 2006
Agradecimentos: 0
Agradecido 0 vez em 0 Posts
Reputação: 3 ![]() |
O problema é que o assunto ainda está cercado de muita desinformação. A principal delas é achar que o Opens Source é um sinônimo de grátis, não é, pelo menos no sentido pleno da palavra. Com o SW livre é possível de ganhar muito dinheiro com uma versão que tenha quality assurance, com suporte, com implementação, etc.
Para os fabricantes de SW proprietário eu acho que a maior preocupação deles é eles não podem manter o monopólio das mentes brilhantes, e mesmo que o fizessem a inteligência coletiva sempre seria melhor e mais rápida. Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
X-TRAD
![]() |
É isso ai msouza. É muita desinformação mesmo.
Vc resumiu muito bem o maior problema do open source. Além é claro de contrariar os interesses de quem já está inserido nesse modelo de quanto mais melhor. Com o desenvolvimento dessa nova maneira de fazer as coisas, dificilmente surgirão novos Bill Gates (nada contra ele, é apenas um exemplo). Dificilmente uma única pessoa conseguirá acumular uma fortuna em tão pouco tempo como ele fez. E consequentemente, essa fortuna estará disponível para uma distribuição mais justa, mais equilibrada, para mais cabeças pensantes. E as ideias já começam a tomar nova forma quando vc vê a IBM, Sun e Nokia mergulharem nesse mundo aparentemente utópico. Um abraço, Coyote |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Webmaster
![]() Registrado em: Dec 2005
Entradas no Blog: 2
Agradecimentos: 69
Agradecido 55 vez em 34 Posts
Reputação: 10 ![]() ![]() ![]() |
prezados,
pois então, concordo com ambos - a questao q o marco/msouza fala é de fato um nó e um ponto nevralgico: a confusão do gratis com o opensource. Pois opensorce tem custo sim - e tem oportunidade tambem. Acho que [um dos] problemas do mundo codigo livre é a falsa impressao q tudo será gratis. A Veja inclusive explora e muito isso. Explora de forma negativa, claro. Nao sei quais problemas se colocaram, e acho mesmo que se deve fazer uma diferença entre migrar sistemas e bases de dados ja consolidados em plataformas comerciais, de montar redes para usuarios usando linux+openoffice por exemplo. O q vc economizaria de recursos com as licenças dos pacotes office e mais o windows nas maquinas é uma enormidade. Outra - antes de mexer em sistemas desenvolvidos e bds - existem diversos orgaos governamentais com servidores de emais com windows e toneladas de paginas em asp. Agora: imaginar uma transiçao sem custo é irreal. Viva a Utopia - com disse o marco/coyote: com os pés do chao! Abraços beduino [ps. vou chamá-los de msouza e coyote, ok?]
"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me." "O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás" ![]() ![]() |
|
|
|