Bem-vindo(a) ao PORTAL X-TRAD
PORTAL X-TRAD  
Horários baseados na GMT -2. Agora são 06:40 PM.
 »   PORTAL X-TRAD » XOOPSFACIL » Idéias

Idéias Apresente e discuta idéias e propostas para melhorar o projeto.

Tópico Trancado

LinkBack (2) Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 16-10-2007, 09:23 AM
Webmaster

Postagens: 2,070
Entradas no Blog: 2
Reputação: 10 @ 171
beduino has a spectacular aura aboutbeduino has a spectacular aura about
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para beduino
Lightbulb [A HISTÓRIA]Proposta: uma '''distro''' X-TRAD

Prezados,
ontem conversei com o Topet e ele autorizou que colocassemos o mastop publish em um pacote nosso... uma '''distro''' [com todas as aspas] X-TRAD do XOOPS.

Falei com ele , nao apenas por considerar otimo o mastop como editor de conteudo, mas por considerar que a dica de colocar o mastop como editor base do xoops eh formidavel.

E a ideia ocorreu com foco no usuario iniciante, como eu era em 2004.
* Apesar de tudo o que ocorreu depois fica dificil esquecer do melponeme e do xoopsbrasil ... para quem começa descomplicar eh o caminho, eu creio.

E o iniciante quer um pacote completo onde ele possa conhecer as funcionalidades do XOOPS para depois (somente depois) sair mexendo.

E o 'pacote basico', a meu ver [e claramente inspirado nos primordios] conteria:
1. um mod de noticias - nao pode ser o gigantesco news nao eh? - que tal o smartsection?
2. um mod de enquetes - o xoopspoll trad? o xoopspoll by giba ?
3. um mod de headlines - o xhld [q nao precisa do xoops_path]
4. um mod de imagens - xcgal? [nao tenho a ultima versao, por favor se alguem tiver por ai depois cola no topico, ok?]
5. um mod de eventos - extcal ?
6. o mastop_publish e mastop_go2 [gerenciador de conteudo estatico e menus]
7. um mod de fórum - o newbb [pensei um tanto ateh sugerir isso: pois obviamente irao com ele o frameworks dele e o class/xoopsedition - mas eh exatamente por conta da modificaçao [com o mastop] que acho q ele seja indicadissimo]**
8. um gerenciador de blocos - q tal o blocksadmin velho de guerra?
9. um mod de links - o mylinks
10. um mod de downloads - q tal o my downloads mesmo? ou o wfdownloads.
e... last but not least
11. dois temas alternativos [gnu/gpl] um tico melhores q o default velho de guerra. ***

O principio desta 'distro' [aspas, por favor] seria servir como distribuição de 'entrada' no mundo XOOPS. Nos meus percalços pelo mundo Linux lembro sempre do Ubuntu: Linux for Humans...

Depois do usuario 'fisgado' ...
Passo 2 - Fazer uma ''''distro'''' X-TRAD Avançada - com os mods do gijoe, incluindo o 'enevoado' altsys e etc.

Aguardo os comentários, sugestões, tomates voadores etc
Beduino

** falando sobre fóruns: como administro o Comunidade vBulletin Brasil vejo a quantidade de novos usuarios que, ao fim e ao cabo, procuram fóruns como pilares de suas futuras comunidades. Claro que a maioria quer montar [ou acha q isso eh que há de melhor, foruns warez ou de seXXXO... mas isso eh de cada um]. Mas a grande maioria começa pelo forum e ai começa a procurar ... um portal, pag de eventos e etc. No sentido de ter funcionalidades semelhantes ao vB, Ipb, wbb etc o Newbb/CBB eh o que mais se aproxima, sem duvida. Vale lembrar que o joomla nao tem mod nativo assim [o joomlaboard eh fraquissimo] e todos acabam usando o - otimo - SMF.

*** umas frescurinhas podiam ser mexidas - como o set de smilies da instalação [nao parece ser muito dificil alteral - nao lembro qual eh - o install.php e mudar os smilies] e os icones basicos.

**** fazer um mini tuto com a explicação do xoops_trutst_path [do fbs777 no XT - Deixando creditos e link pro XT e empacotar o indispensavel protector.

"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me."
"O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás"

Última edição por beduino; 16-10-2007 às 09:38 AM. Motivo: complementar
beduino está offline  
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Antigo 16-10-2007, 10:34 AM
X-TRAD

Postagens: 227
Reputação: 3 @ 70
GibaPhp will become famous soon enough
Talking

Este item é parte fundamental de nossa busca e por isto estamos aqui no projeto de tradução. Permitir uma versão completa para novos usuários com os principais módulos.

Veja o final do nosso RoadMap não oficial.

RoadMap UnOfficial - Xoopswiki2
GibaPhp está offline  
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Antigo 16-10-2007, 12:05 PM
Webmaster

Padrão

Pois entao, meu caro:
vou ver lah sim.
Nada disso interfere com o proj. XT/XM, que fique claro. E as aspas na '''distro''' sao pela pouquissima pretensao da ideia.
O 'core' do xoops seria, neste caso, absolutamente preservado - de forma q o usuario pudesse atualizar o xoops sem problema [usando os pacotes oficiais].
E o ideal seriam mods q rodassem em php4 ou php5.
Abraços e obrigado pelo apoio.
B.

"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me."
"O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás"

beduino está offline  
Antigo 19-10-2007, 02:39 PM
Webmaster

Padrão

Opa!
Recebi um email agora do luix e do suiço q tem a mesma ideia!
Tomara q avancemos.
Abraços
Beduino
ps. como o assunto é de interesse totalmente geral o topico foi movido para area aberta

beduino está offline  
Antigo 19-10-2007, 03:10 PM
Participativo

Postagens: 34
Reputação: 0 @ 40
Luisx is on a distinguished road
Padrão

olá beduíno,
hehe, sábias palavras de Thomas Khun...

Citação:
E o 'pacote basico', a meu ver [e claramente inspirado nos primordios] conteria:
1. um mod de noticias - nao pode ser o gigantesco news nao eh? - que tal o smartsection?
2. um mod de enquetes - o xoopspoll trad? o xoopspoll by giba ?
3. um mod de headlines - o xhld [q nao precisa do xoops_path]
4. um mod de imagens - xcgal? [nao tenho a ultima versao, por favor se alguem tiver por ai depois cola no topico, ok?]
5. um mod de eventos - extcal ?
6. o mastop_publish e mastop_go2 [gerenciador de conteudo estatico e menus]
7. um mod de fórum - o newbb [pensei um tanto ateh sugerir isso: pois obviamente irao com ele o frameworks dele e o class/xoopsedition - mas eh exatamente por conta da modificaçao [com o mastop] que acho q ele seja indicadissimo]**
8. um gerenciador de blocos - q tal o blocksadmin velho de guerra?
9. um mod de links - o mylinks
10. um mod de downloads - q tal o my downloads mesmo? ou o wfdownloads.
e... last but not least
11. dois temas alternativos [gnu/gpl] um tico melhores q o default velho de guerra. ***
é exatamente está a idéia!

[editado]
e acho essencial que tenhamos (por enquanto) apenas uma "distro", não importando o nome e o selo, mas sim o benefício que ele vai gerar...
já deixo meu apoio a esta idéia desde o início...
[/editado]

Luix,

Luis[x]

Última edição por Luisx; 19-10-2007 às 03:23 PM. Motivo: complementar o post
Luisx está offline  
Antigo 19-10-2007, 03:49 PM
X-TRAD

Postagens: 584
Reputação: 3 @ 56
Coyote will become famous soon enough
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Coyote
Padrão

Com relação aos módulos:

4. o xcgal eu tenho a versão 2.03 bastante estável. Estou usando ela sem problema;
5. Evento, eu usava o extcal, mas devido a ele não possiblitar datas recorrentes, andei testando outros e o melhor deles sem sombra de dúvidas é o piCal 2.04. Além de muito fácil de customizar layout no próprio "preferências" do admin, tem a possibilidade de eventos recorrentes por dias, semanas, meses e até anos, além de outras tantas opções e é super fácil de mexer nele. Então fica a dica para o piCal 2.04

No mais, um abraço
Coyote está offline  
Antigo 19-10-2007, 06:01 PM
Diretoria Colegiada

Postagens: 252
Reputação: 4 @ 170
andrax has a spectacular aura aboutandrax has a spectacular aura about
Padrão

piCal 2.04??? até onde eu sei o gijoe só liberou até a versão 0.91 num é outro módulo não Coyote???

galera... a vontade de participar de mais essa proposta é grande, mas acho que dessa vez não vai ser possível... como alguns de vcs já sabem estou com um probleminha de tendinite :-( e devo passar uns dias longe dos computadores...

mas quem sabe quando eu voltar se ainda não vai estar em tempo de atrapalhar um pouquinho vcs!!!

Abração...
T+!!!
andrax está offline  
Antigo 19-10-2007, 06:30 PM
X-TRAD

Postagens: 584
Reputação: 3 @ 56
Coyote will become famous soon enough
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Coyote
Padrão

O que a veice faz meu amigo, (rindo muito mesmo)

Fui ver a versão do módulo instalado no meu site pelo xoopsinfo e ao ler, eu li o que estava logo acima:
Xlanguage 2.04 2.04
Tá na hora de providenciar uns óculos.. heheheh

Abs

Citação:
Postado Originalmente por andrax Ver Post
piCal 2.04??? até onde eu sei o gijoe só liberou até a versão 0.91 num é outro módulo não Coyote???

galera... a vontade de participar de mais essa proposta é grande, mas acho que dessa vez não vai ser possível... como alguns de vcs já sabem estou com um probleminha de tendinite :-( e devo passar uns dias longe dos computadores...

mas quem sabe quando eu voltar se ainda não vai estar em tempo de atrapalhar um pouquinho vcs!!!

Abração...
T+!!!
Coyote está offline  
Antigo 20-10-2007, 12:37 AM
Webmaster

Padrão

Entao,
Ja temos:
Mods
1. galeria >> xcgal [marco, pendura o xcgal q estah redondinho neste topico mesmo]
2. eventos >> pical [q nao precisa do xoops_trust_path]
3. forum >> vamos de newbb/cbb 3.08 ?
4. noticias >> news 1.56 [tem o ultimo spotlight q o izzy jah traduziu tb]
5. rss/feeds >> xhld [?]
6. mastop publish >> editor de pags
7. blocksadmin by caminhoweb[?]
,
,
,
,
q mais ?
abraços
b.
ps . amigos: pra me facilitar por favor vamos montar essa '''distro''' [que nao precisa de grife ] pendurando os mods aqui - eu baixo, empacoto e tiro o anexo depois.

beduino está offline  
Antigo 20-10-2007, 02:01 PM
Participativo

Padrão

meio repetido, mas segue minhas sugestões para o Pacotão de Módulos

1) Pacote Básico:

Páginas >> Mastop Publish 1.1
Notícias >> News
Fórum >> Newbb/Cbb (só pelo Frameworks/XoopsEditor [senão optaria pelos mais simples xhnewbb etc])
Enquetes >> Xoopspoll (by giba - inúmeros blocos)
Rss/Feeds >> xhld (nunca usei nenhum, mas tem que ter e só ouvi coisas boas sobre esse)
Artigos >> Smartsection
Faq >> Xoopsfaq ou Smartfaq (os dois sempre funcionaram bem)
Downloads >> mydownloads(3), pddownloads(6), rmdp(5), wf-downloads(18) (votos)
Links >> mylinks(4), wf-links(4), weblinks(9) (votos)
Parceiros >> xoopspartners, smartpartner
Galeria >> xcgal, extGal
Eventos >> piCal
Destaques >> Mastop Go2
Contato >> contact 1.6

Gerencia >> Blocksadmin (by caminhoweb)
Gerencia >> Protector
Gerencia >> iStats, myReferer (esses nunca usei não sei se são fáceis ou eficientes)
Temas >> Padrão, Morphogenesis 2, zetareticuli, xoopers (padrões usados nas versões pt_Br)

- não se influi, mas alguns dos módulos são realmente grandes... teremos que observar isso e optar por módulos menores? (em termos de número de arquivos e kbytes)

- uma outra idéia... e após essa experiência... lançarmos pacotes direcionados... exemplo: pacote BLOG: contém os módulos usados para constituir um site de blog, etc...

Luis[x]

Última edição por Luisx; 20-10-2007 às 02:04 PM.
Luisx está offline  
Antigo 21-10-2007, 09:56 AM
Webmaster

Padrão

Luix,
se der coloque os mods jah traduzidos aqui mesmo.
O cbb 3.08 tem na seçao downloads com seu frameworks.
O xcgal o coyote vai anexar a versao q estah usando.
Estou baixando um wflinks q estah em beduino-x.net
O pical vamos com o do gijoe mesmo
Mas nao tenho os ultimos [sic] my downloads e mylinks e weblinks [nem pra testar]
Os temas tem alguns q nunca ouvi falar [zetareticuli ?!?!] e o do xoopers eu acho q vai se preferir esperar o xt/xm
Hoje vou começar o empacotamento....rs

Ah outras questoes:
1. tamanho: acho q a gente devia fazer:
Uma versao : chubby-xoops-brasil - com o cbb/frameworks news [hiper e etc] - q serah a ... gorducha;
Outra versao: skinny-xoops-brasil - com o smartsection no lugar do news e xhnewbb no lugar do cbb e etc. ai nao precisava de framewoks etc

2. como vc jah viu a questao da grife eh secundaria: xoopsptbr_[chubby ou thin]_nºda versao - para mim tah otimo

abraços e ao trabalho!
b

Última edição por beduino; 21-10-2007 às 10:07 AM.
beduino está offline  
Antigo 21-10-2007, 12:53 PM
Participativo

Arrow colando módulos

não sei se foi isso o solicitado, mas segue:

Módulos
Mastop Publish 1.1 - Mastop Internet Development - Mastop Publish

News - http://www.x-trad.org/forums/downloa...?do=file&id=81

Newbb/Cbb - http://www.x-trad.org/forums/downloa...?do=file&id=78
xhnewbb - http://www.x-trad.org/forums/attachm...rtuguesebr.zip

Xoopspoll - http://www.x-trad.org/forums/attachm...opspoll.tar.gz

xhld - http://www.x-trad.org/forums/attachm...-xhld-3.07.zip

Smartsection - http://www.x-trad.org/forums/attachm...-2.12rc.1-2006 complemento - http://www.x-trad.org/forums/attachm...l_template.rar

Xoopsfaq - abaixo

mydownloads - abaixo

mylinks - abaixo, weblinks - abaixo

xoopspartners - abaixo
smartpartner - http://www.x-trad.org/forums/attachm...tory_pt-br.zip

extGal - http://www.x-trad.org/forums/downloa...?do=file&id=54

piCal - http://www.x-trad.org/forums/pical/4....html#post1762

Mastop Go2 - Mastop Internet Development - Mastop Go2

contact 1.6 - http://www.x-trad.org/forums/downloads.php?do=file&id=2

Blocksadmin (by caminhoweb) - abaixo

Temas >> Morphogenesis 2, zetareticuli - abaixo

arquivos em anexos compactados por 7zip e empacotados em ZIP
Arquivos Anexados
Tipo de Arquivo: zip mod_blocksadmin_0.34_ptbr_caminhoweb.zip (28.9 KB, 2 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip mod_mydownloads_1.1_ptbr.zip (41.2 KB, 1 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip mod_mylinks_1.1_ptbr.zip (39.4 KB, 1 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip mod_weblinks_1.1_ptbr.zip (279.4 KB, 0 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip mod_xoopsfaq_1.1_ptbr.zip (9.9 KB, 1 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip mod_xoopspartners_1.1_ptbr.zip (13.9 KB, 0 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip tema_morphogenesis_v2.zip (98.5 KB, 2 visualizações)
Tipo de Arquivo: zip tema_zetareticuli.zip (309.3 KB, 4 visualizações)

Luis[x]
Luisx está offline  
Antigo 21-10-2007, 11:57 PM
Webmaster