Bem-vindo(a) ao PORTAL X-TRAD
PORTAL X-TRAD  
Horários baseados na GMT -2. Agora são 05:18 PM.
 »   PORTAL X-TRAD » XOOPSFACIL » Idéias

Idéias Apresente e discuta idéias e propostas para melhorar o projeto.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 14-11-2007, 10:49 AM
Webmaster

Postagens: 2,076
Entradas no Blog: 2
Reputação: 10 @ 186
beduino has a spectacular aura aboutbeduino has a spectacular aura about
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para beduino
Lightbulb Instalação prêt-à-porter [variante da sugestao do gopala]

Prezados,

O amigo gopala no outro post levantou a bola do XFACIL já ter grupos e exemplos e etc. Respondi lá, que isso fugia ao espirito inicial. Mas na verdade podemos trabalhar mais a ideia - ateh porque ela já tinha surgido em outro canto [só nao lembro onde ] e o gopala deu novas cores a proposta.

A versão prêt-à-porter na verdade podia ser assim:

1. O usuario faz a instalação normal do XOOPSFACIL: com grupos padrao, só o system etc;

2. Um bom leiame desta versao faz com que ele perceba que pode ter uma instalação já 'pronta' [daí o nome... ] com os tais grupos ampliados: 'colaborador', 'fotografo' etc etc, mods instalados e com exemplos [muito loremipsum] e blocos com view por grupo de usuario ...etc.
Enfim uma instalação que mostre a pontencialidade do XOOPS;

3. Para ter isso ele precisa ... do phpmyadmin! Nos disponibilizamos o bdados [em sql] e ele importa sobre-escrevendo a instalação que ele fez!
Voilá! Eis a versao pret-a-porter instalada.

obs: depois ele altera o prefixo das tabelas usando o protector.
obs2. os usuarios [da versao demonstraçao] teriam [obviamente] logins e senhas disponiveis no readme [assim como o admin]. Com um IMENSO LEMBRETE para ele trocar tudo

Nem sei se esse trem eh possivel - mas achei a ideia boa !

Abraços
B.

"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me."
"O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás"

beduino está offline  
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Responder com Quote
Antigo 14-11-2007, 11:26 AM
Diretoria Colegiada

Postagens: 257
Entradas no Blog: 19
Reputação: 4 @ 105
izzy will become famous soon enoughizzy will become famous soon enough
Enviar mensagem via ICQ para izzy Enviar mensagem via Skype para izzy
Padrão

kkkkkk, depois falo que estamos virando suporte avançado em Xoops vc's acham que eu tô brincando.

Mas boa! Vai ser um trampo, mas blz...

Vc fala que já existiu, sim existiu, lembra do Projeto X2? Então, ele já vem prontinho! Eu ainda tenho ele aqui em meu computador: é o Xampp + Xoops 2.2.4

Abraços,
Izzy
izzy está offline  
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Responder com Quote
Antigo 14-11-2007, 11:30 AM
Diretoria Colegiada

Padrão

Ah, achei no site do Xoops Cube onde tá o BD roubado do XT... lá tem a notícia do Projeto X2:

NotÃ*cias - XOOPS Cube Brasil

kkkkkkkk, vlw Mr. M. por ajudar a divulgar o projeto! :P

OBS: Quem quiser baixar o Projeto X2 (Xampp + Xoops 2.2.3a) clique http://www.mirrorservice.org/sites/d...23a_xbr.tar.gz

Última edição por izzy; 14-11-2007 às 11:47 AM.
izzy está offline  
Responder com Quote
Antigo 14-11-2007, 07:48 PM
Participativo

Postagens: 31
Reputação: 0 @ 80
gopala will become famous soon enough
Lightbulb Radicalizando a facilidade pro usuário leigo

Olá Pessoal,

Hare Krishna!

Obrigado Beduino e Izzy, pela consideração em relação a minha sugestão, e pelo upgrade de minha posição como colaborador. Espero corresponder às suas expectativas .

Lembrando um outro tópico em que participamos no XT, entendo que todos somos usuários, apenas alguns com mais conhecimentos técnicos, outros não. Lendo os fóruns dos tutoriais, percebo que estamos avançando no esclarecimento aos leigos (finalmente consegui ter uma idéia rasoável sobre o xoops_truth_path - muito obrigado - parecia grego para mim - e olha que até sanscrito nós lemos no Hare).

Porém, ainda é necessário um certo conhecimento técnico:

Citação:
Partimos da premissa que você conhece CPANEL, já criou um banco de dados MYSQL, e mesmo já teve contato com phpmyadmin.

Acontece que estou no momento tentando fazer a migração para outro servidor, seguindo este tutorial (infelizmente o do XT está off-line neste momento, pela mesma razão - migração).

Me parece que se tivermos um sistema Xoops já instalado em xoopsfacil.com (conforme sugerido neste tópico), seria o caso de apenas fazer um backup dele (arquivos e bd - não sei se isso funcionaria assim - talvez o backup do BD tivesse que ser alterado para não incluir o módulo system e os arquivos do sistema ) e disponibilizar para o download. Aí, o usuário seguiria os passos mais simples abaixo:

1- Instale o Xoops normalmente.

2- Faça o download e descompacte o XoopsFacil.

3- Copie toda a estrutura de arquivos para o servidor via FTP.

4- Acesse o arquivo instal.php para restaurar o backup do banco de dados no servidor.

5- Depois de conferir se está tudo funcionando corretamente, exclua o arquivo instal.php e desative a opção de desligar/bloquear o site.

6- Talvez seja necessário mudar algumas permissões (CHMOD) de arquivos e diretórios, dependendo das exigências do servidor. Caso algum módulo não funcione, nessa lista [link para a lista] você encontra, por módulo, quais as permissões são necessárias para cada módulo funcionar.

Seria necessário criar um arquivo instal.php que fizesse a atualização do BD. O módulo Backpack faz restauração de backup, e poderia ser usado para isso (incluído no módulo), ou sua funcionalidade e códigos poderiam ser aproveitados para fazer o instal.php .

Também, se já sabemos quais pastas e arquivos tem que ter certas permissões, o instal.php pode (talvez ) corrigir automaticamente, ou então passar a lista do que precisa ser alterado.

E desculpe se falei bobagem . Pode me "puxar a orelha", se achar que "viajei demais" .

Seu amigo

Gopala Dasa
Arquivos Anexados
Tipo de Arquivo: zip backpack.zip (65.4 KB, 1 visualizações)

Última edição por gopala; 14-11-2007 às 07:51 PM.
gopala está offline  
Responder com Quote
Antigo 14-11-2007, 08:29 PM
Banido!

Postagens: 496
Reputação: 5 @ 321
artsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the rough
Padrão

Eu não sou muito freqüentador XT, + vi seu nome e varios comentários bom a seu respeito Gopala, então bem vindo a nossa casa de xoops, para assuntos extracurriculares "X-TRAD" (será que falei besteira ?)

Eu não sei se entendi direito + estão querendo já incluir os novos dados em mysql no site instalado, em base da sugestão do Gopala no outro tópico, ou tem preferência de instalar o mysql padrão e depois colocar o backup por cima do original?

Se quiser instalar ja´de primeira os dados adicionais, todo o serviço de inclusão do mysql, esta no arquivo makedata.php dentro do diretório install.

Abs yT+

http://xoopsfire.com
http://artsgeral.uni.cc/

Em homenagem aos Mamonas Assassinas
"
Money
Que é good nóis no have
Se nóis hevasse nóis num tava aqui workando
O nosso work é playá"

“Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
A Arca de Noé foi construída por amadores; profissionais construíram o Titanic… “
artsgeral está offline  
Responder com Quote
Antigo 15-11-2007, 12:53 AM
Diretoria Colegiada

Postagens: 269
Reputação: 4 @ 180
andrax has a spectacular aura aboutandrax has a spectacular aura about
Padrão

Com o perdão da referencia..., pelo que entendi a ideia é fazer como no joomla... durante a instalação vc pode escolher se quer instalar um conteúdo pre concebido para dar forma ao site..., e que pode ser fácilmente removido na administração do site!!!

A ideia é legal, mas apenas a título de apresentação do sistema e das funcionalidades de cada módulo!!!
andrax está offline  
Responder com Quote
Antigo 15-11-2007, 10:45 AM
Diretoria Colegiada

Padrão backpack traduzido para portuguesebr

Citação:
Postado Originalmente por gopala Ver Post
Olá Pessoal,

Seria necessário criar um arquivo instal.php que fizesse a atualização do BD. O módulo Backpack faz restauração de backup, e poderia ser usado para isso (incluído no módulo), ou sua funcionalidade e códigos poderiam ser aproveitados para fazer o instal.php .
Gopala, tudo bem?

Abaixo segue esse módulo que vc indicou traduzido por mim em portuguesebr.

Abraços,
Izzy
Arquivos Anexados
Tipo de Arquivo: gz backpack.tar.gz (58.7 KB, 1 visualizações)
izzy está offline  
Responder com Quote
Antigo 15-11-2007, 03:53 PM
Banido!

Postagens: 496
Reputação: 5 @ 321
artsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the roughartsgeral is a jewel in the rough
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por andrax Ver Post
Com o perdão da referencia..., pelo que entendi a ideia é fazer como no joomla... durante a instalação vc pode escolher se quer instalar um conteúdo pre concebido para dar forma ao site..., e que pode ser fácilmente removido na administração do site!!!

A ideia é legal, mas apenas a título de apresentação do sistema e das funcionalidades de cada módulo!!!
Seria como pode-se alterar o padrão antes do final da instalação?
Como alterar o nome do site, descrição, e que tais?
Eu estou

Abs

http://xoopsfire.com
http://artsgeral.uni.cc/

Em homenagem aos Mamonas Assassinas
"
Money
Que é good nóis no have
Se nóis hevasse nóis num tava aqui workando
O nosso work é playá"

“Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
A Arca de Noé foi construída por amadores; profissionais construíram o Titanic… “
artsgeral está offline  
Responder com Quote
Antigo 15-11-2007, 09:03 PM
Participativo

Postagens: 31
Reputação: 0 @ 80
gopala will become famous soon enough
Arrow Reorganizando as idéias

Olá Pessoal,

Hare Krishna!

@artsgeral:
Obrigado pela acolhida .
Quanto ao procedimento e objetivos, é o que vou tentar clarear aqui.

@andrax:
A idéia é que o usuário já tenha os módulos, blocos, gupos de usuários e permissões já pré-configurados ao instalar o XoopsFácil.

@Izzy:
Obrigado pelo módulo traduzido. Valeu .

@Todos:

Penso que podemos pensar em um processo gradual, em que tentaríamos atingir a meta final, mas se não conseguísemos, atingiríamos pelo menos algum ponto intermediário. Assim, teríamos:

Fase 1:
Um pacote com cerca de 10 módulos, uma instalação padrão e um "leia-me" ensinado como instalar os módulos, blocos e ajustar as permissões. (pelo que entendi é a idéia original do XoopsFácil).
Citação:
1. O usuario faz a instalação normal do XOOPSFACIL: com grupos padrao, só o system etc;
Fase 2:
É o que o Beduino colocou no primeiro post:
Citação:
2. Um bom leiame desta versao faz com que ele perceba que pode ter uma instalação já 'pronta' [daí o nome... ] com os tais grupos ampliados: 'colaborador', 'fotografo' etc etc, mods instalados e com exemplos [muito loremipsum] e blocos com view por grupo de usuario ...etc.
Enfim uma instalação que mostre a pontencialidade do XOOPS;

3. Para ter isso ele precisa ... do phpmyadmin! Nos disponibilizamos o bdados [em sql] e ele importa sobre-escrevendo a instalação que ele fez!
Voilá! Eis a versao pret-a-porter instalada.

obs: depois ele altera o prefixo das tabelas usando o protector.
obs2. os usuarios [da versao demonstraçao] teriam [obviamente] logins e senhas disponiveis no readme [assim como o admin]. Com um IMENSO LEMBRETE para ele trocar tudo

Fase 3:
Eliminamos a necessidade do phpmyadmin:
Citação:

Também, se já sabemos quais pastas e arquivos tem que ter certas permissões, o instal.php pode (talvez ) corrigir automaticamente, ou então passar a lista do que precisa ser alterado.
*Correção: esse instal.php na verdarde seria o instalModulosBlocos.php.

Fase 4:
Simplificamos a coisa toda: o instalador do XoopsFácil já instala também os módulos, blocos usuários e permissões. É mais fácil o usuário excluir depois o que não quer, do que incluir algo sem saber ao menos que existe e como funciona.
Citação:
Se quiser instalar ja´de primeira os dados adicionais, todo o serviço de inclusão do mysql, esta no arquivo makedata.php dentro do diretório install.

Fase 5:
Damos ao usuário opções de escolha na hora da instalação:
Citação:
durante a instalação vc pode escolher se quer instalar um conteúdo pre concebido para dar forma ao site..., e que pode ser fácilmente removido na administração do site!!!
Citação:
Seria como pode-se alterar o padrão antes do final da instalação?
Como alterar o nome do site, descrição, e que tais?
Sim! A escolha é do usuário. Fácil e total .

Fase 6:
Criamos um desinstalador, caso o usuário queira desfazer tudo e começar novamente (muitas vezes, com um pacote/versão mais avançado : gostou tanto, que se sente confiante para tentar algo mais ousado).

A princípio é isso. O fluxo desse processo pode ser aperfeiçoado a medida que vamos pensando melhor sobre ele, e principalmente a medida que ele for sendo executado.

O que acham? É viável? É exequível com os recursos materiais e intelectuais que temos? É possível em um tempo razoável?

Se não for possível agora, não tem problema: podemos adiar para uma segunda etapa futura do XoopsFacil, e seguimos em frente .

No aguardo de suas considerações,

Seu amigo,

Gopala Dasa
gopala está offline  
Responder com Quote
Resposta

Favoritos

Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Postagens