Esta é a discussão em Temas dos módulos mais simples... parte do fórum Idéias que integra a categoria XOOPSFACIL. Participe sempre de nossos debates e traduções.
|
|||||||
| Wiki | Registrar | FAQ | Membros | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos | Especiais! |
|
|
#1 (permalink) |
|
Novato
![]() |
Prezados amigos,
esta é a primeira vez que posto neste forum; e espero que seja a primeira de muitas outras que postarei daqui pra frente. Como o título deste tópico sugere, gostaria de propor aos programadores de xoops, que quando fizesse um módulo novo ou modificasse um existente, fizesse um layout para as informações mais simples possível, para que novos usuários, que não são designers e nem programadores não transformação um site com o xoops algo muito louco. Por exemplo, o Xoops Fácil, poderia der seus módulos com temas mais simples. O que vocês acham desta idéia? Abraços, Luciano. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Diretoria Colegiada
Agradecimentos: 67
Agradecido 51 vez em 36 Posts
Reputação: 5 ![]() ![]() ![]() |
Olá Luciano, blz???
Apreciamos muito sua avaliação e proposta... só com a colaboração de todos podemos fazer desse um projeto referencia!!! ;-) Mas fiquei um pouco confuso..., a que se refere, quando fala de temas dos módulos??? Por padrão no xoops temos, o tema que serve para todo o xoops e os templates das páginas de cada módulo!!! No xoopsfacil disponibilizamos 8 temas para o xoops e 14 módulos(cada módulo tem seus respectivos templates)... Nossa prioridade no xoopsfácil é ter um pacote simples que atenda o maior numero de possibilidades possíveis sem ter que modificar (ou modificando o minimo possível) o xoops ou os módulos presentes... Inicialmete a única modificação necessária seria a personalização do tema (em alguns casos)... Sendo assim, detalhe um pouco melhor sua proposta para que a equipe possa avaliar e tomar as medidas necessárias(se for o caso) ;-) Mais uma vez, Obrigado pela participação... Espero te ver por aqui muitas outras vezes... ![]() Abração... T+!!! Última edição por andrax; 01-02-2008 às 07:43 PM. |
|
|
|
| O seguinte Usuário agradeceu à andrax por essa útil mensagem: | artsgeral (01-02-2008) |
|
|
#3 (permalink) |
|
Participativo
![]() Registrado em: Jan 2008
Agradecimentos: 9
Agradecido 0 vez em 0 Posts
Reputação: 0 ![]() |
acho q ele esta se referindo aos templates dos modulos...
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Novato
![]() |
Andrax e Poison, vou tentar explicar.
os templetes padroes dos modulos do Xoops, nao combinam muito bem com diversos temas. e estes templates dos modulos, poderia serem mais simples, sem cores de letras ou fundo, e tabelas apenas com apenas linhas. Assim, qualquer tema utilizado para a criaão de um site com o motor do xoops, nao ficaria confuso. Ano passado eu conheci o Xoops, e já apanhei muito dele, ate mesmo porque nao sou programador (minha formacao é de design). Ainda ano passado, fiz um site (O Andarilho) todo com o Xoops, sendo que 3 modulos contratei um programador para modificá-lo de acordo com a necessidade de meu cliente. A parte mais complexa nao foi fazer um tema geral, e sim, fazer este tema ser utilizado para cada modulo. Se os modulos tivessem seus templates mais simples, com cores mais universais (tipo, fundo branco e texto preto, com linhas de tabelas de 1px e pretas) seria mais facil para os iniciantes. Nao acredito que ninguem que comecou no Xoops nunca tenham tentado fazer seu proprio tema. Mas como designer, lhe digo, fica complicado pra uma pessoa com pouco conhecimento em programacao, fazer um site redondo no seu visual. Espero que eu tenha sido claro. qualquer coisa é só me falar. |
|
|
|
| O seguinte Usuário agradeceu à lucianobr por essa útil mensagem: | andrax (03-02-2008) |
|
|
#5 (permalink) |
|
Webmaster
![]() Registrado em: Dec 2005
Entradas no Blog: 2
Agradecimentos: 69
Agradecido 55 vez em 34 Posts
Reputação: 10 ![]() ![]() ![]() |
Oi Luciano,
Deixa eu colocar minha colher na conversa? ![]() Acho q vc tem razao qtos a alguns pontos obscuros para o uso do XOOPS. Ou ainda dificeis. Templates de modulos e temas sao um deles. Só descobri que vc podia alterar um template se criasse um novo set de modelos ... no default - ao q eu saiba nao vai. Tem um mod adminstrativo do gijoe - o altsys que, a meu ver precisaria de um bom tutorial de uso. Mas tvz jah ajude alguma coisa. Abraços e como todos disseram, bem vindo Beduino
"The Kingdom of God is within you and all around you, not in mansions of wood and stone. Split a piece of wood and I am there; lift a stone and you will find me." "O reino de Deus esta dentro de você e ao seu redor, não em construções de madeira e pedra. Lasque um pedaço de madeira e estarei lá; erga uma pedra e me encontrarás" ![]() ![]() |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Diretoria Colegiada
Que legal... eu conheço o Bruno, dono do site O Andarilho... ele tá trabalhando na mesma empresa que eu!!! Mundo pequeno... hehe
![]() Voltando ao assunto... Luciano, concordo com vc que alguns templates de modulos são complexos para se trabalhar, principalmente quando não se tem muita familiaridade com eles... O problema é que muitas vezes o que se quer é exatamente que o tema do site não influencie no template, não sem ser premeditado... por isso alguns módulos trabalham com css proprio... outro problema que ocorre é que alguns modulos são desenvolvidos por programadores que nem sempre tem bons conhecimentos de design... O que complica fazer tais modificações no caso do xoopsfacil, é que a proposta do mesmo é manter um pacote de módulos originais, que em sua maioria tem seu desenvolvimento ativo, e atendem a uma boa gama de possibilidade... se fizermos essas alterações teriamos que passa a dar supote a esse módulo modificado e tiraria do usuário a possibilidade de fazer atualizações posteriores das novas versões disponibilizadas pelos desenvolvedores... O ideal é que esse tipo de solicitação fosse trabalhada do lado do desenvolvedor original do módulo, assim poderiamos adicionar as novas versões aos pacotes sem comprometer futuras atualizações... Na verdade o que acontece é que em sua maioria os módulos do xoops deveriam, ao menos poderiam buscar, se reestruturar para se tornar mais simples e legíveis!!! Enquanto isso não ocorre, a melhor solução é contar com a ajuda dos colegas dos sites de suporte e estudar um pouco mais a estrutura dos módulos!!! Espero ter conseguido explicar o tamanho do problema de forma satisfatória... Saudações, Andrax Última edição por andrax; 03-02-2008 às 08:12 PM. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Diretoria Colegiada
Bem essa é um briga ferrenha, que acredito que o xoops vai ter que encarar e buscar cada vez mais, que é adotar como oficial os padrões de bom desenvovimeto para web, o famoso W3C, para modulos, temas e core... mas o que complica é que qualquer um pode desenvolver um módulo/tema para xoops e ai infelizmente não tem como controlar o resultado... isso realmente vai ter que partir da conciencia dos desenvolvedores de fazer seu trabalho seguindo os padrões, visando uma melhor qualidade e desempenho... o problema é que por falta de conhecimento a maioria acha tão mais fácil colocar tudo logo dentro de tabelas que muita gente não se dá ao trabalho e não está nem ae pros benditos padrões... realmente o problema é uma questão de concientização e essa é a grande briga!!!
O que fazer??? Boa pergunta... minha resposta: Inicie uma revolução... como disse no outro tópico, nem sempre quem faz um módulo tem boas noções de design, que tal um grupo/comunidade de designers pra ajudar os desenvolvedores a melhorar seus trabalhos??? Um grupo que estude a estrutura atual dos módulos e após implementar melhorias no design, compartilhe com o desenvolvedor original o resultado alcançado... ;-) Só com o trabalho e participação de todos teremos a possibilidade de tornar o xoops cada vez melhor!!! |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Novato
![]() |
este próximo mês, devo estar mudando de cidade. Assim que estabilizar no meu "cantinho", vou tentar criar um grupo para ajudar nos templates dos modulos (pelo menos, inicialmente nos mais usados).
Vas, vamos continuar esta conversa, pois com ela poderemos criar a linha a seguir, quanto a padronização visual dos templates. |
|
|
|
| O seguinte Usuário agradeceu à lucianobr por essa útil mensagem: | beduino (05-02-2008) |
|
|
#10 (permalink) |
|
Diretoria Colegiada
Com certeza..., pode contar comigo pro que precisar... ;-)
Não sou designer não, mas posso ajudar "traduzindo" os atuais templates... hehe ;-) |
|
|
|
| O seguinte Usuário agradeceu à andrax por essa útil mensagem: | beduino (05-02-2008) |
|
|
#11 (permalink) |
|
Novato
![]() |
eu comecei mas parei a refazer o template do módulo news. tive uns probleminhas que me afastaram. Só que agora irei retomar este projeto e a medida que for terminando irei postando pra download.
Agora uma pergunta que me ocorreu: quais os módulos mais utilizados no xoops? de cabeça eu vejo muito os seguintes: news, liaise, xcgal, xoopspooll, smartpartner, smartsection, evennews, rmdp... Tem mais algum? Como não sou programador, as vezes apago linhas que não deveria e isto atrasa um pouco (he he he) mas vou informando os passos que estou. Abraços. |
|
|
|
![]() |
| Favoritos |
| Usuários ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Foi descoberta uma sabotagem na versão xoopers - XT e XM... | andrax | Notícias X-TRAD | 42 | 15-11-2008 04:54 PM |
| XOOPSFACIL RC3: ajustes, atualizações e muitas novidades! | beduino | Notícias | 12 | 22-04-2008 10:24 AM |
| XOOPSFACIL ... quais temas? | beduino | Enquetes / Polls | 2 | 05-12-2007 01:20 PM |
| Tutorial Parte IV [XFACIL] Incrementando e palavras finais | beduino | Tutoriais XOOPS | 0 | 09-11-2007 08:09 PM |